Dicas de Saúde
Saiba mais sobre doenças diagnósticos e tratamentos.
-
01
Acalasia
Doença que acomete o esôfago, secundária a uma disfunção motora oriunda dos nervos que controlam o movimento desse órgão.
-
02
Constipação Intestinal
Definida como alteração do hábito de evacuar por diminuição da frequência. Ocorrem também modificações na forma das fezes, além de maior esforço e/ou manobras necessárias para evacuar.
-
03
Diarreia Funcional
Clinicamente, a diarreia é definida com aumento do número de evacuações em um mesmo dia e em curtos períodos de tempo.
-
04
Disfagia
É um sintoma de alguma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Esse sintoma pode causar risco clínico de desidratação, desnutrição e aspiração de saliva, secreções ou alimentos para o pulmão.
-
05
Dispepsia
Geralmente designada por má digestão ou gastrite, é um conjunto de sintomas que se manifesta na topografia do estômago (região epigástrica), entre o umbigo e o tórax.
-
06
Eructação Excessiva
É a eliminação, por meio de um processo fisiológico, do conteúdo gasoso excessivo do estômago e esôfago através da boca, às vezes feita de maneira ruidosa. Depois de ingerir certa quantidade de alimentos eructar é normal, já que o ar presente no estômago precisa ser eliminado.
-
07
Gases Intestinais
Todos nós produzimos gases intestinais e eles precisam ser eliminados. A quantidade produzida varia de pessoa para pessoa e existe uma quantidade que podemos classificar como "normal". O que acreditamos ser uma produção normal de gases é aquela que não causa desconforto ou não gera nenhum tipo de problema ao paciente.
-
08
Gastroparesia
É um distúrbio motor do estômago. Em um sentido mais estrito, Gastroparesia significa diminuição da força contrátil da musculatura do estômago, ou seja, não está havendo uma sincronia entre os nervos e a musculatura responsável pela motilidade do estômago.
-
09
Intolerância à Frutose
Quando a frutose é absorvida de forma incompleta pelo intestino, ela pode fazer um efeito osmótico e também ser fermentada pela microbiota intestinal, resultando na formação de substâncias químicas e gases, causando sintomas.
-
10
Intolerância à Lactose
A nossa capacidade de digestão e absorção da lactose cai com a idade e várias pessoas chegam a adquirir um grau de deficiência acentuado ao longo dos anos, podendo ocasionar sintomas incomodativos. Quando há sintomas gastrointestinais associados à má digestão de lactose, dá-se o nome de "intolerância à lactose".
-
11
Incontinência Fecal
É a incapacidade de controlar os gases ou as fezes (líquidas ou sólidas). Esse distúrbio compromete de maneira importante a qualidade de vida do paciente. É uma situação que se agrava com a idade, podendo variar de perdas de gases a perdas severas de fezes líquidas ou formadas.
-
12
Refluxo Gastroesofágico e Esôfago de Barret
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) atinge pelo menos 12% da população brasileira e se desenvolve quando o conteúdo do estômago retorna espontaneamente para o esôfago provocando sintomas incomodativos ou lesão (inflamação, erosão, úlcera, etc.).
-
13
Refluxo Laringofaríngeo e Globus
O conteúdo ácido presente no estômago pode retornar pelo esôfago passivamente, chegar até a garganta e causar lesões e sintomas. Quando isso ocorre é denominado Refluxo Laringofaríngeo (RLF).
-
14
Síndrome da Dor Abdominal Funcional (SDAF)
É um estado de dor abdominal crônica e recorrente que não é causada por doenças estruturais, orgânicas ou metabólicas, detectada por exames clínicos de rotina. Há uma disfunção nos nervos que ligam o cérebro ao intestino e, com isso, ocorre uma falta de sincronia nos movimentos intestinais, causando dor.
-
15
Síndrome do Intestino Irritável
O principal sintoma é dor abdominal, associada à alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou constipação) e inchaço abdominal. Os sintomas são cíclicos e variam de intensidade.
-
16
Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado
O supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SCBID) ocorre quando há um desequilíbrio da flora microbiana, ou seja, presença de uma grande quantidade de bactérias no intestino delgado.